a sarNa…

ronca.mic

Assunto: eduardo motta do mundo
“fala mauval, beleza?

acabei de ler a postagem sobre o caso do eduardo motta do brasil. pois é, o texto da forma como foi apresentado é cheio de equívocos, mas acho que o buraco é bem mais embaixo.
primeiro também me espanta essa comoção bizarra de amor à pátria, de neguinho que mora fora ou no brasil. existe um modelo de nacionalismo no brasil que é muito especial, agressivo e que merece ser caso de estudo.
além disso, existem pequenas grandes verdades na fala do ed. o ponto é, existem pessoas incovenientes em qualquer lugar do planeta, e de qualquer nacionalidade. mas encontrar brasileiros fora do brasil é uma experiência ímpar. muitas vezes neguinho tenta criar uma intimidade artificial e automática que simplesmente não existe e não tem cabimento. e isso gera sim situações muito desconfortáveis (imagina pra quem está no palco, em seu momento maior).
não tenho a dimensão nem de público e nem artística do ed, mas faço alguns shows e toco como dj com muita frequência e essa situação de patotinha reunida com saudade da ivete sangalo (nada contra a moça) é muito, mas muuuuito chato mesmo. as pessoas parecem que saem do brasil e criam uma relação esquizofrênica onde o brasil num passe de mágicas vira a cereja do bolo deste planetinha.
a reflexão final é: você, meu amigo que ficou puto com esse texto do ed motta, acha todo brasileiro que encontra pelo caminho no seu dia a dia super gente fina? então por quê alguém que mora fora do brasil tem que achar isso? não faz menor sentido.
por fim, trabalhei com o ed num festival aqui em berlin no ano de 2013, e confesso que tive medo de ter que lidar com ele, por conta dessa fama toda. mas o cara foi suuuuuper pé no chão, gente boa. deu autógrafo, comeu e bebeu na estrutura mais humilde que berlin pode oferecer a um artista. a noite, fez um show foda, falou português e ficou feliz pra cacete com todo mundo cantando as músicas. enfim, foi um cavalheiro e muito educado (me agradeceu por tudo de forma muito sincera).
enfim, achei importante dar esse toque pra ajudar a combater essa condenação bizarra que está rolando.
abraços de berlin, a caminho de leipzig, pra tocar um poquinho mais de música do mundo, pro mundo.”
joão xavi
+
Assunto: Re: Eduardo Motta do Brasil
“Impressionante os comentários gerais. Por esse motivo leiam novamente o texto com a opinião do cara. Opinião é tabu nesse país, embora a fofoca e as ‘gracinhas desse povo alegre’ não. Na falta de compreensão do que está escrito agem com agressividade e total falta de tudo. Esse mundo da internet só tem covarde e frouxo. Na verdade vocês (comentaristas fodões e pelo visto assíduos telespectadores de ‘voice’) não manjam é nada de música e não passam de consumidores de lixo nacional e do pior importado. Não dá para levar a sério raivinha de playboy de fakebook. Risível!”

Flavio Selvagem do Brasil
+
Assunto: coçando a sarna
“sabe, mauricio, o que mais me impressionou nesta história toda foi justamente essa repercussão. virou assunto no programa “globonews em pauta” e até os apresentadores do “vídeo show” se sentiram estimulados a passar uma descompostura no ed motta. como assim, bial?  
ontem, conversando com um amigo, eu disse que não conseguia entender o porquê de tanta indignação e revolta. sei lá… vai ver que, elegendo o ed como judas da vez, a gente consiga suportar melhor as nossas mazelas.”
beijos
claudia