) :

04/05/2012 – 14h07

Adam Yauch, o MCA dos Beastie Boys, morre aos 47 anos

O rapper Adam Yauch, o MCA dos Beastie Boys, morreu nesta sexta-feira (4), aos 47 anos, segundo informaram a revista norte-americana “Rolling Stone” e o site “TMZ”. O músico travava uma batalha contra o câncer, mas ainda não foi esclarecido se a morte está relacionada à doença. Yauch fundou os Beastie Boys, um dos maiores grupos de rap do mundo, em 1979 com Mike “Mike D” Diamond e Adam “Ad-Rock” Horowitz. Ele deixa a mulher e uma filha.

Yauch foi diagnosticado em 2009 com um câncer em sua glândula salivar esquerda e um linfonodo adjacente, forçando o cancelamento de shows da banda e atrasando o lançamento do álbum “Hot Sauce Committee Part 1”.

Ele passou por uma cirurgia e sua recuperação corria bem, mas no início do ano passado Yauch divulgou um comunicado numa lista de e-mail de fãs dos Beastie Boys negando que estaria completamente livre da doença e avisou que continuava em tratamento.
“Embora eu esteja grato pela energia positiva que as pessoas me mandam, informações de que eu estaria totalmente livre do câncer são exagerados. Vou continuar o tratamento, permanecer otimista e espero me livrar do câncer num futuro próximo”, disse Yauch na época. Ele também pedia a ajuda dos fãs para meditar contra a doença em todo o mundo.
Yauch também esteve fortemente envolvido no movimento para libertar o Tibete e ajudou a organizar os Tibetan Freedom Concerts no final da década de 1990. Em 2002, ele lançou a produtora de filmes Oscilloscope Laboratories.
(UOL)