bamako-berlim com aTRIPA…

sb

Assunto: songhoy blues in berlin
“aconteceu!

os meninos do mali passaram na última sexta por berlin e botaram pra quebrar na cantine do berghain, um espaço parecido com o teatro odisséia, nesta sexta completamente sould out!
o show foi empulsionado pela funkhaus europa, uma rádio focada na pluralidade cultural, com programas não só com estilos musicais diferentes, mas também falados em várias línguas (turco, arabe, espanhol…).
no palco o songhoy blues não decepciona. foram quilômetros de escalas de blues repaginadas pela sonoridade malênse (?) com direito a cover do conterrâneo ali farka touré. o destaque para além das guitarras fica com a simpatia do vocalista, que em boa parte do show deixava seu instrumento para interagir com o público e ensinar passinhos de dança, talvez típicos do mali?, só sei que a alemãozada pirou e em muitos momentos me senti em um tipo curioso de carnaval (alô, shogun!).
pra finalizar, consegui o autografo do baixista na capa do ep “recovered”, que além da belíssima “kashimir”, já emitida pelo ronquinha, conta também com versões de “should i stay or should i go” (cantado em uma das 35 línguas que se fala naquele país) e “soul makossa”, tudo com uma qualidade de som que dá alegria aos ouvidos.
em anexo, a prova do crime :)
podemos começar a campanha songhoy blues no rio já!
abração”
joão xavi (berlim)