marcelo mandou pra gente…

Subject: Rio-Unesco (de saco cheio!)

“Fala MauVal,

Aqui um de seus seguidores das antigas.

Segue uma coisa que, sinceramente, tava demorando mas tive que vomitar, via Facebook. Tentei nao ir muito na “canela ufanista” aqui do Rio, mas…

Nao sei se voce “comunga” da mesma opiniao, mas achei interessante te mandar esse desabafo. Tinha mais coisa pra falar  mas achei que ja tava de bom tamanho… Por enquanto! :)

Grande abraço, meu carissimo.”

Marcelo F Silva

– Rio e Unesco…pra ingles ver?!?

Todo mundo já sabia que o Rio, que curiosamente (e principalmente em ano de TENTATIVA de RE-eleiçao) ganharia essa coisa que nao serve para absolutissimamente nada!
O Rio é a cidade mais linda do mundo? Beleza! È a cidade-patrimonio da humanidade? Maravilha!!! Isso pra quem cara-pálida?
O Rio que ganhou esse famigerado “premio” é a cidade do Rio de Janeiro ou apenas a Zona Sul do Rio? Isso ainda por cima vista de helicóptero! Porque nao da pra sentir o cheiro de certos lugares! Ou andar normalmente pelas calçadas esburacadas onde bueiros explodem! Voce tem que ter atençao absoluta com quem anda atras de voce. Aliás atras, na frente, dos lados e até por cima. Algum carioca convidaria alguem da Unesco pra tomar banho nas aguas da Lagoa Rodrigo de Freitas? Ou na Baia de Guanabara ou tomar um golinho das aguas turvas da Lagoa de Marapendi???
Moro e nasci aqui, mas chega dessa “coisa contemplativa” de que o Rio é lindo e pronto. Pronto uma pinóia! O Rio é lindo porque Deus fez assim, ou seja lá no que voce acreditar ! E o que os habitantes dessa cidade fizeram…?
Eu respondo: pessoas cada vez mais mal-educadas, transito caótico (se liga Sampa, tamo chegando quase lá!) e a beleza que Deus nos deu sendo cada vez mais destruida, sendo em relaçao a poluiçao das praias, o aumento desordenado das favelas, onde a fiscalizaçao é nula. Nao vou citar segurança aqui porque ja falei algo sobre la em cima, ok?
O que eu gostaria mesmo é que a cidade em que vivo ganhasse um premio pelo comportamento exemplar de sua populaçao, pela preocupaçao ambiental verdadeira e por obras feitas pelo homem que realmente valorizassem essa cidade, nao apenas pela beleza, mas sim por sua importancia relacionada ao cunho social.
E por favor, nao somos melhores que ninguem por admirarmos a “garota de Ipanema” ou batermos palmas quando o sol se poem em Ipanema ou Leblon… Chega de alienaçao!
P.S.: esse texto nao foi retirado de lugar algum, e expressa apenas a minha opiniao, acredito que de muitas outras pessoas tambem, e nao o fiz com intuito de ser uma “verdade absoluta”.
Pra finalizar e ilustrar, segue a letra de “Eu sou o Rio”, do Black Future, feita a algumas décadas atrás, mas continua atemporal:

Eu Sou o Rio

Sou Zé do Queijo

Eu sou Zé Kéti

Joãozinho Trinta

Sou Cartola

Sérgio Malandro

De todo bando

De marginais

Que assola a Lapa

Eu sou a Alaska

Nesses lugares

Têm muita bicha

Eu sou o mar e ameaça

O Rio da praia, o Rio do futebol

O Rio da caipirinha e do sol

O Rio das favelas que fedem a lixo

O Rio, o Rio, o Rio das ruas engarrafadas

O Rio de muitas e muitas desgraças

O Rio do Madame Satã (Camisa Preta)

Apoteose, Brizolão

O Rio do desespero e da maldade

O Rio da mediocridade

O Rio da falta de sonhos

O Rio, O Rio, o Rio…

Eu Sou o Rio