menos uma…

ipa

Assunto: o sinal está fechado pra nós

“E aí Mauval, quais as novas na capital da Guanabara?!!!

Lembra que nos anos 90, vez por outra acordávamos no domingo com uma noticia ruim? Parecia que as coisas ruins esperavam sempre para acontecer no domingo.

Pois nesse domingo acordei com uma noticia que por algum motivo me deixou triste, fiquei sabendo que a radio Ipanema FM de Porto Alegre, não será mais transmitida em seu dial 94,9 passando a sua programação somente a ser transmitida pela web.

A rádio Ipanema está para nós aqui do sul, como a Fluminense está para vocês ai no Rio, isso por diversos motivos, por falarem a mesma linguagem, por serem alternativas e tocarem o que outras nunca tocariam. Eram tão identificadas que os locutores aqui até chamavam a Fluminense de coirmã.

Para nós que não tivemos as mesmas possibilidades tecnológicas de hoje, a Ipanema foi nos anos 80, a janela que tínhamos para o mundo, nós que vivemos “longe de mais das capitais” tínhamos nela a janela pela qual olhávamos para o mundo, e podíamos saber o que nele se passava.

Por ela chegou aos nossos ouvidos as sonoridades de bandas como The Cure, The Smith, PIL, Bauhaus, Trio, Television e uma infinidade de outras. Por ela até conhecemos nossa própria província com Jemi Joe, Júlio Reni, Nei Lisboa e tantos outros que talvez nunca conheceríamos não fosse a sua ideologia de não andar pelos caminhos onde todas andavam.

Sei que as mídias atuais têm trazido novas possibilidades e se não fossem elas, quem sabe não teríamos nem a continuação da Ipanema pela web, mas de alguma maneira, olhando pra tantas rádios sem história e sem identidade alguma, continuarem firmes em seus diais, sinto que alguém saiu derrotado, e temo que o poeta estava mesmo certo; “eles venceram e o sinal está fechado pra nós”.

Gil Brito