O aniversariante de hoje…

———-

No dia 28 de outubro de 1937, há exatos 75 anos, Almir Morais de Albuquerque, o atacante Almir Pernambuquinho, nascia em Recife. Considerado corajoso e destemido, Almir marcou a sua carreira pela polêmica. Chegou a ser comparado, na época, com Heleno de Freitas e, posteriormente, com Edmundo. Mas o que chamava atenção mesmo era sua habilidade com a bola nos pés, que até lhe rendeu o apelido de “Pelé Branco” em um período de sua carreira.

Pernambuquinho começou a carreira no Sport Recife, em 56. No ano seguinte foi transferido ao Vasco da Gama, onde fez história entre 57 e 59, sagrando-se campeão do SuperSuperCampeonato Carioca e da Taça Rio-São Paulo, ambas em 1958. Sua atuação na final do Rio-São Paulo o levou à seleção. Entretanto, ficou marcado ao preferir excursionar com o Vasco, ao invés de jogar a Copa do Mundo da Suécia. Em 1963, foi Bi-Campeão Mundial de Clubes com o Santos. Almir encerrou sua carreira em 1968, aos 31 anos.

Polêmico dentro e fora de campo, Almir foi assassinado em fevereiro de 1973, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Na época com 36 anos, envolveu-se numa discussão e acabou morto com um tiro.

———-

 Lenda! Ídolo!

( :