o+ inoxidável título foi no paraná…

operario

Assunto: Re: Operário Ferroviário 
“Foi muito bom o #125, estava incrível.

mandou brasa no adoniran, no robertão, no brian eno, no mulatu astatke (que eu pensei que fosse o tlahoun gèssèssè), e em tudo o mais. tou colado na audiência aqui no alto da mooca!
brother, será que eu posso ser “chato” e te pedir uma pequena, porém significativa, gentileza, para o próximo ronquinha?
vc poderia falar sobre o operário ferroviário esporte clube?
explico: o clube é simplesmente o mais tradicional do interior do paraná. pra vc ter uma ideia, a primeira partida de futebol no estado do paraná foi disputada onde hoje é o estádio germano krüeger, em ponta grossa, entre um grêmio de operários ferroviários da cidade de pg e o coritiba, no longínquo ano de 1909.
três anos depois, esses operários da rede ferroviária fundaram o clube mais querido do interior do estado. ao longo de sua história, apesar de tudo, o operário não conseguiu jamais conquistar o título de campeão do estado: foi vice 14 vezes, a última vez em 1961.
o “fantasma da vila oficinas” andou meio capenga durante alguns anos.
mas hoje, 54 anos depois de sua última final, voltará a disputar a finalíssima, justamente contra o coxa. venceram a primeira partida com uma atuação de gala, em ponta grossa, por 2 a 0 – e quebraram outro tabu, o de não vencer o coxa desde 1990.
no próximo domingo, no estádio couto pereira, os dois clubes vão decidir o título, com vantagem do fantasma – numa partida que repete os primórdios do futebol no paraná.
o operário ferroviário pode ser campeão pela primeira vez em sua centenária história, justamente no fim de semana em que completam 103 aninhos (completados no dia primeiro de maio).
a torcida está ansiosa, nem precisa falar. é meu time do coração.
e eu posso te afirmar que nenhum outro clube no paraná merece mais esse título que o fantasma.
eu sei que vc gosta de futebol e é vascaíno.
então, sem querer ser chato, vou pedir a  que no próximo programa, vc dê uma notinha a respeito.
se rolar, espero que seja para mencionar esse título inédito. se não, para que o mundo saiba da existência deste tradicional clube centenário, e sua história.
um abração do sempre ouvinte”
andré rosa
ope

Espera de 103 anos: Operário une forças, supera desafios e é o campeão paranaense

O Operário-PR esperou 103 anos para, enfim, soltar o grito de campeão. Fundado em 1912, a equipe de Ponta Grossa – cidade a cerca de 100 quilômetros de Curitiba – tinha sido vice em 14 oportunidades. Mas nunca campeão. Na final, venceu os dois jogos contra o Coritiba: 2 a 0 no Estádio Germano Krüger e 3 a 0 no Couto Pereira. O placar agregado de 5 a 0 pode indicar certa facilidade, mas isso foi algo raro para o Fantasma na sua campanha rumo ao título.

O clube brigou no grupo da morte no ano passado e reformulou praticamente todo o grupo para 2015. No início do ano, o discurso era de que o objetivo seria apenas terminar entre os oito e garantir a permanência na elite estadual. Porém, jogadores, comissão técnica, diretoria e funcionários definiram uma meta, sem divulgá-la para imprensa e torcida: o time brigaria por Série D do Campeonato Brasileiro e, na sequência, pelo título do Paranaense. Deu resultado.

ronca.tico