rio2016 from leeds…

ronca.desenho2

fico curioso em saber como está sendo vista / entendida a rio2016 foreta de nossas fronteiras. ontem, perguntei ao monumental marcelo “caipirinha”, residente em leeds (U.K), se alguém por lá sabe da olimpíada greco-carioca e…

Salve Simpatia!

Tom (o filhote) na Romênia com os primos fazem quase duas semanas, a gente vai pra lá amanhã e fica até o fim do mês pra aproveitar sol, calor, piscina, montanha e etc, que aqui nas terras da rainha o verão não apareceu.

A cobertura das olimpíadas aqui é nonstop, my dear. Um detalhe curioso (mas nem tanto) é que os apresentadores parecem muito surpresos de ver que no Rio também acontece de chover e o tempo ficar ruim. Fora das páginas esportivas, ou até nelas, tem também uns comentários/notícias sobre os problemas com a política/economia/sociedade daí, ou sobra problemas com a organização. (Alguém já deu uma explicação descente sobre a água verde na piscina do mergulho? Não aquela da “alcalinidade reduzida”, que vai competir com o canguru pros australianos pro prêmio Batatada de Ouro.)

Mas tem comentários positivos também, por exemplo sobre a participação de quem vai lá ver. Eu nunca tinha reparado nisso, mas parece que o normal em olimpíadas é o aplauso respeitoso a todos os competidores, enquanto que aí o pessoal vaia, torce pelos mais fracos, contra russos e argentinos… dizem aqui que só em Atenas houve coisa parecida, assim que estamos em boa companhia (e, nesse sentido, bem vistos).

Tem também tocado mais música brasileira no rádio do que de costume. Essa semana ouvi Mutantes duas vezes, Caetano, Gil, Elza Soares, Banda Black Rio… e também coisas mais novas: Lucas Santanna, Bixiga 70, Rodrigo Amarante, e até… Dom La Nena, de quem eu nunca tinha ouvido falar. Você conhece? (aproveitando a dúvida do caipirex, dom la nena já esteve no roNca aqui, aqui e aqui) Ela tocou no Womad deste ano.

E por aí? Você foi/vai lá conferir a esgrima, a marcha, o remo, ou o ping-pong?

Abração,

Marcelo///