galáxias…

Os livros podem mudar a vida de uma pessoa? Essa é a principal questão levantada pelo documentário dirigido por Fabiano Maciel. As lentes apresentam projetos que incentivam o hábito de ler em regiões periféricas do país. O longa-metragem é fruto do edital lançado pela RioFilme em parceria com o Canal Brasil, que assina a coprodução com a República Pureza.

O filme dá início à saga literária através dos depoimentos de Luis Amorim, um açougueiro brasiliense responsável por também “disseminar” a leitura entre clientes e funcionários. A partir daí, conhecemos outros personagens interessantes, como o borracheiro mineiro Marcos Túlio; os agentes culturais Kcal Gomes, de Pernambuco, e Márcia Licá, de São Paulo; e Otávio Jr., fundador da biblioteca comunitária do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

Dentre os depoimentos, ganha destaque a história de Evando dos Santos e sua mulher, Maria José. Alfabetizado durante a fase adulta, ele é o responsável por um acervo de mais de 57 mil livros alocados em sua própria casa, enquanto a esposa revela estar saturada com o excesso de “letras” ao redor.

As narrativas são costuradas por relatos de personalidades já reconhecidas no ambiente literário, como o ensaísta José Miguel Wisnik; o roteirista Marçal Aquino; o artista plástico Nuno Ramos; a crítica Maria Rita Kehl; o escritor Luiz Ruffato e o cronista norte-americano Gay Talese, dentre outros.

Canal Basil – Quinta, dia 02/10, às 19h.