“Salve, Simpatia!
Eu aqui escutando o #693, passando agora pelo papo de Joy Division e Love Will Tear Us Apart, me veio a seguinte pergunta: é coisa manjada por aí que essa música virou canto das torcidas em jogos do Leeds United, sendo cantada tanto pela torcida do Leeds United quanto pela torcida adversária?
Caso não seja coisa manjada, mando a explicação.
Uma das coisas que se diz porraqui do Leeds United é parecida com algo que se diz porraí do Botafogo, o famoso “há coisas que só acontecem com o Botafogo”. Em particular, se fala disso quando, com tudo no lugar pro time passar o rolo em um jogo ou campeonato, as coisas começam a degringolar e acabam em catástrofe.
Daí as torcidas adversárias terem inventado o canto que usam quando acham que o Leeds United tá desmoronando:
Leeds, Leeds are falling apart – again! , com a melodia de Love Will Tear Us Apart. Como a torcida do Manchester United
nesse vídeo aqui.
Em resposta, a torcida do Leeds United começou a cantar esse mesmo canto, em particular quando o time vira um jogo, ou quando supera algum problema grande. Como, por exemplo,
nesse vídeo aqui, que mostra a torcida do lado de fora do estádio, celebrando o título da segundona inglesa e a volta à Premier League depois de 16 anos na sarjeta. (Celebração “ilegal”, pois foi em tempos de covid, quando a expectativa era que esse povo ficasse trancado em casa).
Vou nessa, ainda tenho mais meia hora de programa pra ouvir!