“a música do roNca roNca”!

Subject: Tá Russo!
“Bom dia, MauVall,
Tudo bem porraí?
Tava lendo o teu post sobre as frases da promo do pacote legionário! Que coisa, hein, meu caro?
Sou da mesma opinião que você, tanto é que não estou participando da promo! Não por preguiça de criar uma frase! Mas por não querer participar mesmo! Acho a promo legal, funciona, criou burburinho e tal. Já vi até gente criticando que só deveria participar quem ouve de verdade o jumboteko, mas resolvi não participar. E que fique muito, mas muito claro que isto não é um protesto! Captou?
Não sou fãzão de legião, mas curto “Legião Urbana” (tenho o vinil), “Dois” (tenho o vinil), “Que País é Este”, algumas do “Quatro estações” e a “Perfeição”. Fui num show deles no Sesc Pompéia, em 84 (acho), quando ninguém sabia quem os caras eram. E a música que mais me chamou a atenção foi “Soldados”. Naquele mesmo dia, já não lembro direito, mas acho que subiram ao palco, Ira, uma banda chamada Etiópia e uma outra chamada Akira S e As Garotas Que Erraram e quem apresentava era o Kid Vinil, manja? Na época, a 89FM de SP, soltou alguns desses shows e consegui gravar a parte do Legião. Era coisa de meia horinha de apresentação pra cada banda.
Lembra do email que te mandei sobre a nova geração? Quando me preocupei com o que elas estão ouvindo e tal? Era mais ou menos isso que eu quis dizer. Sobre o que tá chegando no ouvidinhos delas e o que elas vão reverberar.
Eu, particularmente, gosto de ouvir todo o tipo de música! Para alguns eu torço o nariz. E para outros, mergulho de cabeça e vou buscar na raiz e beber um pouquinho na fonte. Gosto da música boa! Da música forte! Da música que encanta! Da música que mexe com minhas emoções! Não aceito que me imponham a música! Não gosto que cheguem para mim e falem que essa banda ou aquela música é boa! Ouço! Se gostar vou atrás! Se não gostar, não critico, apenas digo que não gostei! Já consumi todo o tipo de música e acho que tenho algum conhecimento as bandas, músicas e estilos. Mas não chego nem aos pés de gente como você, Ed Motta, Massari entre outros.
Estou com você, quando você torce o nariz para aqueles que estão “contra tudo & todos”. Acho que devemos ter a mente aberta, muito aberta mesmo para entender o que os músicos estão querendo nos passar. Não é uma calça colorida que vai manchar o momento atual da música brasileira, mesmo que este não seja o seu melhor momento. Vamos ouvir, ora bolas, vamos entender o que eles querem nos dizer! Mas acima de tudo, respeitar!
Gosto muito de citar uma frase do Kraftwerk, em Techno-Pop: “La musica ideas portara y sempre continuara – A música trará novas ideias e sempre continuará”.
Não importa quem ou o que. O que importa é que a música deve comover, emocionar, como em “Perfeição” ou “Fábrica” ou ainda “Índios” entre tantas outras letras e arranjos do Renato e de tantas outras letras de tantos outros músicos! Ouvir “Old Man” do Neil Young é pra botar pra chorar! Nina Simone então… prefiro nem falar. E por aí vai!
Enfim, tudo isso apenas para dizer que não participarei da promo, pois acho que o Renato não diria nada. Ele apenas observaria o que está acontecendo e se emocionaria e celebraria!
É isso, MauVall!
Ah! Uma histórinha rápida nesse imenso email prolixo: Sábado, a Mari – aquela da vinheta da nova geração – me pediu para assistir televisão e sugeri a ela que a gente ouvisse um pouquinho de música e ela concordou! Perguntei o ela queria ouvir. Resposta: “Tio, quero ouvir a música do Ronca Ronca!”. Fiquei sem saber o que falar! Apenas liguei o radinho de pilha e coloquei as gravações do ronquinha! Que emoção, hein, meu amigo! É tudo verdade!
Puta abraço,”
Edu Nigro!
(Curitiba)