O Cinemão realiza de maio a junho a 1ª Mostra Cinemão É TUDO CAÔ. A mostra exibirá documentários produzidos em todo o estado do Rio de Janeiro e tem o objetivo de realizar homenagens aos realizadores e coletivos audiovisuais independentes. A mostra começará no dia 25 de maio, quinta-feira, às 19h, na Escola Teófilo Moreira, em Vargem Grande. Lá serão exibidas dois curtas e um longa seguido de debate.
Logo após, a mostra segue para Santa Cruz (28/5, domingo), na Praça dos Jesuítas, e termina em Jacarepaguá (7/6).
No âmbito das realizações da Mostra, além da presença de produtores e realizadores audiovisuais serão convidados membros de órgãos e instituições públicas voltadas para o audiovisual que possam enriquecer o intercâmbio e as experiências com realizadores e com o público presente.
Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, a MOSTRA Cinemão É TUDO CAÔ terá entrada franca para todas as suas atividades.
“A Mostra Cinemão É TUDO CAÔ é uma ótima oportunidade para os produtores independentes. A exibição de filmes em espaço público é uma experiência marcante tanto para o público quanto para os realizadores. Documentário é cinema. E Cinema É TUDO CAÔ”, afirma o idealizador da mostra, Cid César Augusto.
O Cinemão é um projeto consolidado que é realizado desde 2010 com sucesso.
Trata-se de um carro equipado com projetor de alta luminosidade, um super telão inflável, sistema de som, cadeiras e até pipoca!
O projeto protagoniza um modelo de ocupação de espaço público com o cinema brasileiro. Já realizou mais de 60 ações ao longo desses anos.
https://www.youtube.com/watch?v=f95nzrGMSsM&t=34s
Programação Vargem Grande
Curtas:
“Cabelo Bom” (Swahili Vidal – Claudia Alves) Cabelo bom é um documentário de curta-metragem dedicado ao empoderamento feminino através do cabelo.
https://www.facebook.com/pg/Cabelo-Bom-Filme-1886879598193715/videos/?ref=page_internal
“Lápis de Cor da Pele” – O curta revela a influência da representatividade na formação do imaginário e da identidade das crianças negras.
https://www.youtube.com/watch?v=-czmUZfpfa0
Longa:
“Deixa na Régua” – Os salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios são os lugares onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Ponto de encontro dos jovens, os “barbeiros” se tornaram espaços de troca dessa juventude. “Deixa na Régua” entra nesse universo e, entre cortes, giletes e tesouradas, mostra o que se passa na cabeça dos barbeiros e de seus clientes.
https://www.youtube.com/watch?v=6C7vDZ4tct8
A 1ª Mostra Cinemão É TUDO CAÔ tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Contax Mobitel (por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS). Apoio da Epson. Apoio Institucional da Unic-Rio.
Cartaz: (Foto) Nana Moraes; (Arte) Maria Mazzillo
Serviço: 1ª Mostra Cinemão É TUDO CAÔ
Escola Teófilo Moreira: Rua Esperança, 387, Vargem Grande.
Data: 25/5, quinta-feira
Hora: 19h
Praça dos Jesuítas, Santa Cruz
Data: 28/5, domingo
Horário: 19h
Entrada gratuita.
Classificação: livre.