Subject: A Sindrome da Escadaria e a Resiginificação de Reginaldo (ou reverberação forte sobre o 427 e 428)
Salve MauVal! Salve Nandão, a lenda!
No final de 1985 o Reginaldo, vulgarmente conhecido pelo público como Elton John, lançou o álbum Ice on Fire.
Em 1986, eu no auge dos meus 12 anos, comecei a vasculhar o dial das FMs paulistas em buscas de novos sons e eis que começa a tocar a música Nikita, deste álbum do Reginaldo.
Gostei bastante da música e achava ela bem legal. Curtia de verdade quando ela tocava em 1986. Mas essa música teve comigo o exato efeito da Sindrome da Escadaria que vocês dois tão bem discutiram e argumentaram durante o #427 e #428.
Durante 1986, 87 e 88 Nikita foi tocado tanto nas rádios paulistas que eu peguei nojo desta música! Eu simplesmente não conseguia mais ouvir os acordes iniciais desta canção sem ter o movimento instantâneo de mudar de rádio.
Havia dias em que uma rodada pelo dial mostrava 4 rádios simultaneamente tocando Nikita! Parecia até que os caras da programação combinavam o horário em que as rádios deveriam infernizar os ouvintes com aquele hit.
O problema é que essa música me levou a odiar também o Elton John a ponto de me fazer não conseguir ouvir mais nada que ele viesse a lançar. Esse sentimento permaneceu comigo até o dia em que vocês apresentaram no roNca roNca o álbum 17-11-70, aquele que foi gravado ao vivo em New York.
Baixei esse álbum no Deezer e ele ficou tocando em loop por um bom tempo nos meus ouvidos. Cada música que eu ouvia do álbum 17-11-10 me levava a pensar: não é possível que esse seja o mesmo artista que gravou aquela bosta chamada Nikita.
Isso me levou a ver o filme biográfico do Elton John, que vocês também comentaram muito durante alguns programas. A conclusão óbvia é que existia outro tipo de artista antes de Nikita do qual eu nunca tive acesso por conta do bloqueio criado pela síndrome da escadaria.
Foi ai eu comecei a fase de Resignificação do artista Reginaldo.
Quando tudo estava se encaminhando para um lado bom, vocês vem com a pedrada que é o Madman across the Water, que agora eu não consigo mais parar de ouvir. Acho que isso deve me levar a ter coragem de colocar Nikita para rodar de novo e ver se a Sindrome da Escadaria realmente foi curada (ou ressignificada, como bem cita o Nandão).
Mais uma vez tenho que agradecer ao programa por me fazer enxergar o gigantesco artista musical e visual que é o Elton John.
Forte abraço para vocês.”
Alessandro