“de cueca olhando pro teto”…

atripa

Assunto: #248

“Salve Mauricio,

Que baita satisfação ouvir o Ronca de volta à teia ! Chupando manga e rolando na lama !

O projeto Em Cartaz é um grande salto, muito bacana, mas vem carregado com uma certa formalidade

Manja quando você vai na casa daquele amigo rico que tem um som espetacular e você leva aqueles disquinhos raros para curtirem naquele Marantz topo de linha ? Muito bom, mas você precisa ir bem vestido, embecado, porque este seu amigo repara em tudo.

O Ronca na teia é mais solto. Como já dizia o sábio Skylab, é um programa pra ser ouvido “de cueca e olhando pro teto” – de preferência com uma Guinness à côté. O bate papo informal do cotidiano, os comentários das faixas ouvidas com inúmeras repetições para realçá-las, fazem parte do “ronca style”, que foram um pouco diluídas no programa da Globo.

Não posso deixar de mencionar que o “Em cartaz” me proporcionou um de meus maiores prazeres sonoros já vivenciados na suite de programas Ronca – olha que tenho pedigree nisto, pois acompanho desde o rocka26, na Flu Fm:  A historinha contada das gravações do Band on tthe Run na Nigéria me remeteram aos meados de minha adolescência. Band on the Run foi um dos primeiros discos que comprei na vida, e estava esquecido no reino abissal da minha mente. Que disco espetacular !  Relembrá-lo foi muito emocionante, naquela época, ouvia-se o disco observando o rótulo do vinil rodando no toca-discos (que viagem!) e dissecava-se todas as informações (letras, créditos, estúdio de gravação) contidas no álbum. Esta coisa de Lagos sempre me intrigou, mas não conhecia direito a história.

Aproveitando esta onda do “Band”, gostaria de dar uma sugestão. Acho que seria legal uma série dos “Meus discos inesquecíveis”, ampliando aquela antiga série das “Minhas canções inesquecíveis” este poderia abordar os fatos curiosos que rolaram durante a gravações dos álbuns, músicos convidados, entremeados pela audição das faixas. Já deixo uns candidatos aqui: Low (Bowie), Can’t Buy a Thrill (Steely Dan), Exile on Main St (Stones), London Calling (Clash)., Truth (Jeff Beck).

Finalmente, como velho ou20 ( creio que eu que fui premiado naquela promoção com a narração do Ernani na Flu FM), gostaria de solicitar 2 músicas e 1 vinheta para o programa.

A vinheta: Aberto Brandão – Globo AM – com o urubu voando de costas (Sensacional !)

Musica 1: Somewhere Down The Crazy River – Robbie Robertson – Apresentada no programa há um bom tempo atrás, se não me engano na Globo FM. Incrível música do guitarrista do The Band (Uma das minhas bandas favoritas) com um climão meio Tom Waits. Outro dia ouvi ela no playlist de um DJ da KCRW.

Musica 2: Strictly Genteel – Frank Zappa – Obra prima deste genial músico. Prolífico como Prince, Zappa produziu muitas coisas, algumas insuportáveis, mas esta música, junto com Peaches en Regalia e Joe´s Garage são definitivas.

Keep Rocking !
Cheers!”

Murilo