deNis triturando meu coraçãozinho (ou mamãe!)…

“Mauricio e Nandão, a Lenda,

Peço desculpas pelo longo e-mail, mas ele se faz necessário.

Faço parte do grupo de ouvintes assíduos que participa pouco por e-mail e mídias sociais. Certa vez enviei um e-mail agradecendo o setlist e por vocês me manterem mais próximos da minha terra natal (sou carioca e atualmente moro em São Bernardo do Campo, SP). As memórias vêm de longe, desde a Fluminense FM, que ecoava na minha casa quando eu era adolescente, em um sensacional conjunto Gradiente Lab-70. Os primeiros LP’s vieram por inspiração de vocês, cresceram até 850 unidades e hoje estão restritos a 150 exemplares devidamente armazenados na minha residência.

Passados tantos anos, continuo um Roncrakudo, ávido por conhecer novas músicas, escutar as divagações siderais nas conversas recheadas de vinhetas únicas e muita sabedoria. Sou um defensor da descoberta, da experimentação do novo.

Mas gostaria de compartilhar uma notícia, principalmente para o Mauricio. Sou pedagogo e trabalho com projetos educacionais para escolas e grupos de ensino. Já dediquei o meu tempo para a educação pública, mas atualmente a minha empresa atende exclusivamente escolas particulares. Sou um apaixonado por adolescentes e sua maneira única de se posicionar. A rebeldia, o rompimento com o óbvio, os olhares para o novo e as experimentações da vida nascem na adolescência, e ela está abandonada. Para os adolescentes de escolas privadas, pior. A maior parte do trabalho pedagógico é feito para distanciá-los da sensibilidade e da arte. Tudo se resume a vestibular, essa prova calhorda que inventaram no Brasil. É necessário colocá-los em pé de responsabilidade social e ampliar seus sentidos para que batalhem para uma sociedade com arte, mais justa e próxima.

Uma das ações lidero atualmente entregará projetos educacionais para estes adolescentes, em centenas de escolas do Brasil. As escolas receberão os projetos e poderão, a sua escolha, aplicar para seus estudantes. E um dos projetos é de fotografia, que tenho o orgulho de indicar o Preto e Branco como bibliografia. O projeto é:

Luz e sombra: a fotografia como registro
Explorar a fotografia enquanto forma de comunicação e expressão e seus usos como denúncia e/ou forma de registro de contextos diversos – foto denúncia, fotorreportagem, fotojornalismo, foto música em trabalhos baseados em fotógrafos como Sebastião Salgado, Ferrez, Mauricio Valladares etc.

O que eles estudarão? A sensibilidade do registro da música como arte fotográfica, seja ela protagonizada por um artista ou um folião. Vocês são uma inspiração para a minha vida musical e contribuem diariamente para aumentar a minha sensibilidade para a arte.

Vida longa ao Ronca Ronca!

Forte abraço,”

Denis