ferveNdo (2)…

“E aí Maurício!

“Li agora no ronca o relato do Otaner sobre o acontecido de ontem , e depois, o do Ferrare, falando sobre os protestos como um todo.

Acabo de voltar do centro da cidade, onde participei da manifestação, saindo da praça XV, indo até a candelária, e de lá, seguindo até a Av. Rio branco, onde dezenas de milhares de pessoas foram pacificamente até a cinelândia.

Escrevo só pra manifestar o quanto causa indignação, repúdio, asco, etc, etc, etc, o fato da ” grande mídia” (ao menos  a maior parte da mídia televisiva, e jornais impressos), seguir distorcendo os fatos em sua cobertura de imprensa. Passando pelos bares, vendo jornais na tv, o foco das reportagens parece ser  a porra de UM  carro queimado, generalizando os manifestantes como vândalos, quando todos que estavam lá viram a obviedade que foi o avanço da polícia, da tropa de choque, a truculência usual da polícia, que é o que se espera dela (infelizmente) desde sempre, e que está mostrando seu papel desde que as manifestações começaram após mais um aumento das passagens.Óbvio que existem vândalos, pessoas que vão pra criar tumulto, mas é muito claro que se trata de uma ínfima minoria (hoje, só se viu sinais deles na Alerj mesmo).
Enfim, conforme os jornalisas se vêem como vitimas, o tom aos poucos começa a mudar, o que é um bom sinal, …
Em um mundo perfeito, pediria a forc..ops, a cadeia pro prefeito e pro governador, canalhas com “C” maiúsculo, mas vivendo em uma democracia, temos que aprender a lidar (???) com certos desmandos (e é bom que seja assim, de certa forma).Uma hora a paciência se esgota.
Sou fã do Ferrare, mas discordo quando ele cita o PT como causador disso tudo em seu texto .Pode ter sua (grande) parcela de culpa, claro, mas o descontentamento não se iniciou pós 2003, como estamos todos cansados de saber.Seria absolutamente lamentável se essas manifestações fossem de caráter meramente partidário.NÃO SÃO. Canalhas tem em todos os lados, independente das legendas que representam.Seria um absurdo se essa questão fosse simplificada dessa maneira, da mesma maneira que é um absurdo  atribuír a razão dos protestos a vinte centavos.Óbvio que não é…é apenas a gota d’água que transbordou de um copo que vem se enchendo há décadas.
Que disso tudo, as pessoas guardem e levem consigo algo mais profundo, como ilustra o quadrinho que envio em anexo…
Abraço
z´ (da mar´)