comentei, no #92, o email que recebi – há um tempão – sobre o disco “fingers” do airto moreira.
o ouvinte passava uma informação bacana e pedia para o roNca mostrar o artefato.
só que eu não tinha o disco… até que, semana passada, consegui o vinil do mesmo.
no que fui catar o email pra dar continuidade ao assunto… ele desapareceu…
no programa passado pedi para o ronqueiro reenviar o pombo.
D+, fabio…
Assunto: Brasil vs. UruguayData: 28 de abril de 2014 12:18:13 BRT”Salve MauValldão,Em meio às multidões de ironistas e revoltados que brigam entre gritos de “NÃO VAI TER COPA” e “VAI TER COPA SIM”, fico aqui me lembrando das peripécias de Airto Moreira e seus imbróglios com o multi-instrumentista casca-grossa Hugo Fattoruso, natural da terra do señor Mujica.Pois bem, outro dia, conversando com uma amiga uruguaya radicada aqui em Beagá, entramos no assunto da música da celeste olímpica e dos hermanos Fattoruso que acompanharam Airto na época (Hugo, tecladista e pianista, e Jorge Osvaldo, na bateria).
Bom, o que acontece é que naquele disco Fingers, de 1973, (merece tocar na vitrola até furar), a pedrada final do Lado B é nada mais nada menos que Tombo 7/4, um tirambaço pra meirelles nenhum botar defeito. A composição é teoricamente de Airto, mas utiliza um tema em oito compassos que é uma pedrada na cabeça de qualquer mortal (mas ou menos em 2:17 https://www.youtube.com/watch?v=tKxposkFaQY). O negócio é que o tema é de Hugo Fattoruso, apesar de não constar nos créditos do disco do Airto Moreira – do mesmo jeito que o seu ex-patrão Miles fez com as músicas do mago Hermeto no Live Evil.
Até então parecia não haver problema para Fattoruso, que até gravou o tema novamente no disco do OPA, o Magic Times (https://www.youtube.com/watch?v=cqGeC0P9DJ0), três anos depois, numa pegada viajandona.
Mas correu um boato, lá pelos idos de 2012, que esse estupro musical aqui https://www.youtube.com/watch?v=Bx1iclqbNyM havia sido escolhido pela FIFA como tema do Mundial no Brasil. Parece que isso foi desmentido depois, mas a porrada já tinha começado.
Normal imaginar que Fattoruso ia ficar puto, não é? E ficou, ligou pra Airto, que, dizem as más línguas uruguayas, enviou um cheque cala-a-boca de 5 mil dólares e não tocou mais no assunto. Não sei qual é do processo judicial, mas Airto lançou esse comunicado aqui http://www.180.com.uy/spip/IMG/pdf/comunicado_airtomoreira.pdf e me parece que o imbróglio acabou passando despercebido pela mídia brasileira.
De qualquer forma, vale para enterrar essa versão estapafúrdia do Bellini e reacender a chama do OPA, do do Fattoruso e do Airto Moreira também, que tá bem sumido ultimamente. E quem sabe não rola de alimentar a tripa com essa batalha?
ROUND ONE, FIGHT!
(Vai ter copa?)Abraços!” Fabio