francisco & michael…

(vídeo de 1991)

Subject: Preto ou Branco
“Mauricio e Nandão, tudo bem com vocês?
Sou fã do programa desde os anos 90 e nessa pandemia vocês têm sido meu alento nesses tempos tenebrosos, agradeço por isso de todo o meu coração!
Nos últimos programas o Nandão mencionou o preconceito da sociedade branca americana contra os batuques, os instrumentos percussivos da cultura negra.
Eis que estava eu lendo um artigo de Joseph Vogel, escritor de música e instrutor da Universidade de Rochester sobre a canção Black or White de Michael Jackson e nele é mencionado o momento do clipe em que o pai branco de classe média é ejetado de seu sofá por um golpe sonoro da guitarra de seu filho e vai cair onde?
No continente africano, onde é envolto por suas danças e ritmos ancestrais, e Joseph Vogel analisa assim o significado desse momento:
“Aqui, Jackson inicia a “reeducação” do pai por retirar a socialização deles e retornar às origens da música, som, e dança. “A proverbial resistência da América Branca à musica de selvagens, aqui, encontra a herança afrocêntrica dela”, escreve Armond White. “O apropriado começo da música e a entrada de Jackson, aqui, além de um grupo com lança e escudo carregando flechas, com rostos pintados de preto e branco, fazendo uma ligeira dança Watusi, nega a resistência por abraçar a herança”.”
Como no #459 você comentou sobre o acirramento das tensões de raça, gênero, orientação sexual e outras nos EUA e perguntou como John Lennon se colocaria no mundo atual, faço a pergunta: como Michael Jackson se colocaria no mundo atual?
Segue AQUI o artigo.
Poderiam tocar essa canção Black or White no programa? Poderiam dedicar ao meu amigo do peito Tiago Lyra, cria do Méier, que me apresentou o ronquinha?
Um forte abraço a vocês! ;)”
Francisco Cota soltando esse pombo direto da Piedade, Rio de Janeiro.