gilberto e o ruído branco (ou white noise na pista)…

Assunto: Ruído branco para bebê dormir? Eu não entendi nada…
“Fala Maurição
Depois de ouvir o cabriocárico #561, deparo-me com uma matéria, neste domingão (10/09), publicada pelo Jornal O Globo, em sua página 23, com o título: Barulhinho Bom (ruído branco vira ferramenta de pais para fazer bebês dormirem). O ruído branco é uma mistura de todas as frequências que os seres humanos são capazes de ouvir tocadas na mesma intensidade e ao mesmo tempo. O som lembra o de uma televisão ou de um rádio fora de sintonia. Seu nome foi inspirado na luz branca, uma combinação de luzes de diversos comprimentos de onda.
Parece que quando os bebês são colocados no berço ouvindo o tal ruído branco  (já disponível em playlists de aplicativos de música e no YouTube), 80% deles dormem em 5 minutos. A prática está sendo disseminada no Brasil pelos influenciadores digitais e possui comprovação científica. Ou seja, muitos bebês nos lares brasileiros e pelo mundo afora, já dormem ouvindo o tal ruído branco.
E aí fiquei pensando nos roncacrudos embalando seus roncacrudinhos no colo ao som do Jumboteko, ouvindo o lado A e D ou B e C do The Jimi Hendrix Experience. Será que a criançada dorme? Desmaia? Ou fica olho parado total ratejante? Como será a bagaça? Tem que ter estudo sobre isso…
Ou seja, criança chorando com sono, mamãe pegando no colo, fazendo aquele passo de gangorra e cantando no ouvido do neném, ficou para o século retrasado. Foi aí que duas frases vieram imediatamente em minha mente: “eu não entendi nada! volta que deu merda!”
Abração
Gilberto
Grajaú – RJ