marcelo & o raio X de como ouvir o roNca…

Assunto: Parecer sobre os usos das mídias

Salve Mauricio.
Salve Nandão.

Seguinte, gostaria de relatar sobre o uso das plataformas em que o programa é disponibilizado.

Quase nunca consigo ouvir o programa no momento em que este vai ao ar pois minha sexta é repleta de aulas desde cedo. Só venho a saber das peripécias do Ronquinha no fim de tarde de sexta, quando dirijo por duas horas de São-São (São João de Meriti – São Gonçalo), onde mora minha Senhora e é neste momento, dirigindo na solidão das vias lotadas que decolo no jumboteco. Assim, tive a oportunidade de usar os aplicativos que penduram o Ronca Ronca.
Os coloquei em ordem sem que, no entanto, esta seja de preferência. A ordem aqui é somente a de análise.

Bem, em primeiro lugar, o Mixcloud. O aplicativo é bom no sentido em que usa pouco a franquia de dados para se conectar e ouvir o programa.
Nesse ponto sua economia é seu ponto chave e só. Nos demais aspectos o aplicativo é falho.
Como uso o celular conectado por Bluetooth, ao receber uma ligação o Mixcloud zera a contagem e retorna ao início do programa, isso quando não inicia algum programa anterior obrigando quem o usa a navegar pelas abas do app até achar o programa novamente e colocá-lo na contagem de onde parou de ouvir. Outro aspecto irritante no app é a reprodução de programas que não foram selecionadas. É comum o aplicativo não reiniciar após uma chamada mas, quando o faz, inicia a reprodução de programas que nunca sequer foram procurados pelo usuário.
Em minha opinião, estes aspectos fazem do Mixcloud uma plataforma pouco interessante, principalmente se você está dirigindo enquanto o usa.

Em segundo lugar, o Tune in. Dos três, o Tune in parece ser o aplicativo mais interessante. O programa é interrompido para o recebimento de chamadas e o app o reinicia do momento em que foi feita a pausa para a chamada não apresentando os problemas ja relatados aqui no Mixcloud.
A contagem do decorrer do programa também é ponto positivo sendo precisa e fácil navegação.
Outro recurso interessante é a possibilidade de retroceder (uso constantemente) ou adiantar (nuca usei) 30 segundos, que facilita na hora de ouvir novamente aquela batatada sinistra.
O consumo de dados do app é que é mais elevado em relação as outras plataformas. Em meus testes o consumo chegou a ser 30% superior do que o Mixcloud.
Dos três aplicativos é o que acabei por deixar no celular devido a sua funcionalidade mais certeira.

Em terceiro, o Deezer. Aplicativo muito bom, obviamente, devido ao massivo investimento. Seu consumo de dados é satisfatório, consome poucos bites no pacote de dados quando em deslocamento. Ao receber uma chamada o app se comporta normalmente, pausa o áudio do programa e o reinicia de onde parou após o término da chamada.
No entanto, a contagem de tempo do programa não funciona. Já tentei diversos jeitos, tanto em redes wifi quanto na rede de dados mas sem sucesso. Além deste problema, o que saltou aos olhos foi a enorme quantidade de espaço necessária para sua instalação chegando a usar 1.5Gb do celular.
Faço uso da plataforma concorrente, o Spotify, que tem seu funcionamento de forma similar e já faz uso de grande quantidade de espaço da memória do aparelho e o uso dos dois aplicativos é inviável.

É isso Mauricio. Espero que esta pequena avaliação seja útil.

PS: E o “Get Ready” do Rare Earth???

Grande abraço para vocês dois.”

Marcelo