ping-pong…

Subject: Direito de resposta ao email do Igor…
“Fala Maurício e Nandão

Os emails que posta no site do Ronca Ronca são muito bons. Cada um com suas histórias/estórias…Mas vai aí a minha observação para um email postado recentemente, dia 14/01 e escrito por Igor, com o título: “MPB ?”.

Talvez o Igor seja jovem…A juventude traz a boa rebeldia, reflete a indignação. Nós, mais velhos, com tantos problemas e os cabelos brancos cismando em aparecer cada vez mais, somos sufocados pela brutal realidade. Começa a pintar, bem lá no fundo, um medo da velhice e da morte. Ficamos com aquele gostinho de “quero mais” de uma juventude que já passou. Posso até tentar me vestir como meu filho, ter a cabeça aberta e liberal, mas o espelho é frio e implacável quando mostra nossas rugas.

Bem, mas por outro lado, o que falta de força jovem (fazendo também alusão a gloriosa torcida vascaína), esbanjamos em experiência e sabedoria. E é por isso que escrevo. Sem qualquer pretensão de ser um sábio (digo, sabedoria aprendida com a vida), entendo que o email do Igor não está correto.

Explico: 1) O Brasuca é um país novo (tem um pouco mais de 500 anos). Possuímos um tamanho continental. Recebemos o maior número de escravos do mundo (cerca de 4 milhões), que após a abolição, ficaram na absoluta miséria. E mesmo assim, caminhamos rumo ao desenvolvimento, diminuindo cada vez mais as diferenças sociais e atualmente em franca democracia. Já somos uma das maiores potencias econômicas do mundo e não vai tardar para nos tornarmos um país desenvolvido. Falta muito ? Claro, mais vamos chegar lá. Não dá para comparar com os países europeus: vejam a idade deles e o tamanho !

2) Em relação a música, meu jovem Igor, estamos em outros tempos. A revolução atual vem pela Internet e descaradamente pela democracia. A música hoje não é de ninguém, mas é de todo mundo…O jovem de hoje não necessita fazer passeatas, quebra-quebra, nem ficar falando mal do governo em suas canções. A mídia já o faz com bastante rigor. Aliás, os telejornais só falam nisso. A modernidade  e a globalização foi muito boa para todos mas trouxe no bagageiro a solidão e a bizarrice da falta de amor ao próximo. Os entendidos falam que há necessidade de HUMANIZAR os nossos atos. Este já é um grande problema dos Europeus e de sua Juventude, que após tantas guerras, largaram os destroços nos jovens que, sem a base familiar e, sentindo falta dela, se tatuam, utilizam droga, realizam mutilações e fazem sexo sem qualquer compromisso. Ah, e o que tem isso a ver com os jovens músicos brasileiros ? Tudo !
Tá endendendo e sentindo a pressão (como diz Maurício) ? É isso mesmo, a galera quer falar de amor, de compaixão, de coisas boas. É hora de não somente ficar na internet mas olhar, olho no olho, sentir o perfume, pensar, sorrir e chorar, cantar, se emocionar e se interiorizar. Os caras estão fazendo o trabalho de formiguinha, para tirar esta atmosfera internáutica que ronda os nossos bastidores. A música, hoje, é feita para a gente repensar nossos atos. Deu pra entender ?

Estamos no século XXI, e como dizia Roberto Carlos : daqui pra frente, tudo vai ser diferente. Não dá pra comparar.

Grandissíssimo abraço para: Igor, Maurício e Nandão”

Gilberto C. Ferreira
www.myspace.com/gilbertocesar