surströmming, daim & ryk fisk…

noruega

Assunto: Daim
“Oi, Mauricio & Shogun

 
Aqui em Stavanger 8 graus positivos, neve: neca de pitibiriba.
Sobre o frio, 0, já deu. Outro dia estava 4, hoje levei casaco na bike. Eu me visto mal no inverno, só roupas esporte. Mas o frio eu gosto mais que o calor colossal nos mesmos meses no Rio.
######
(o email sueco do gustavo)
– “Caraca, totalmente estrombólica a definicão do Shogun sobre o chocolate Daim: ”um pé-de-moleque Nórdico” kkkkkkkkkkkkk
Esse peixe que o Shogun falou é o Surströmming, eu nunca comi não, nem nunca estive perto, mas dizem que se vc abrir uma lata dele ate os vizinhos vem reclamar do cheiro, parece que é sinistro mesmo.

Para finalizar quero deixar uma citacão do Libertines que acho que tem a ver com essa situation toda…
”If you’ve lost your faith in love and music
the end won’t be long”
Obrigado,”
Gustavo.”
######
 
Aí vem essa parte. Olha só, eu comprei na terça mesmo, o Ryk fisk, que seria um peixe desossado, cru e conservado na fermentação como o Surstromming sueco. Comidas fermentadas são iguarias difíceis de serem apreciadas por estranho a esse gosto, mas você tem a cerveja que é um sucesso & o pao. Na Coreia eles fermentam salada e outros vegetais, na Mongolia leite de cavalo & dromedário. Esse tipo de comida se levava, quando caçadores faziam suas expedições. Os peixes, você imagina ir caçar os ursos, tirava da lata/um suporte de madeira e se comia rápido, precisa de estar atento na fuga ou no ataque. Isso não deixa de ser uma comida junkie, só que de muito antigamente. O Surstromming entre várias marcas escandinavas é a mais tradicional, a mais cara e mais difícil de ser consumida, sinto dizer (cheiro de cocô), dizem.
 
Daim (fala igual daime, do “santo daime“, acho que vocês vão gostar dessa info) que voces ganharam, também é o maior sucesso aqui, meu marido come isso, eu nao. É junkie e não dá onda.  
 
Bjs”
Flavia
 
PS1: ganhei 2 entradas para um show em Drammen, uma semana de sorte. 
PS2: abra a mente do shogun para sons electrónicos e particulares do dance-floor.