gustavo, os mohawks, ton & são jujuba…

Subject: Indios, Quebec e o prato de tomate
“Fala Nandao e Mauricio
Gargalhei aqui com vocês falando de mim e dos índios de Quebec.
Pra informação da tripa, a cidade de Montreal era território dos índios Mohawk, ate hoje existe reservas indígenas por todo o Canada. A historia deles, assim como a historia indígena no Brasil, nao é leve, mas a cultura luta e se mantem de pé pela bravura dos seus remanescentes.
Eu trabalhei 2 anos dando aula de robótica nas 3 escolas da reserva de Kahnawá:ke (leia-se Ganauague) e foi uma experiencia enorme trabalhar na reserva. Aprendi muito sobre a cultura e história indígena aqui, mas isso seria papo pra um longo podcast regado a caramelo.
Quebec quer dizer na língua dos Algonquin “onde o rio se estreita” e é como eles se referiam ao local onde hoje é a cidade de Quebec.
O Rio Saint Laurent que é ainda hoje muito importante pra economia de todo o Canada, e quando passa pela cidade de Quebec fica mais estreito. E depois o nome da cidade de Quebec deu origem ao nome da província. Quebec é a capital, mas Montreal (onde eu moro) a maior e mais importante cidade da região.
E pra dizer que voce mandou bem na pronuncia, é Florrrrence. O Nandao nao sabia por isso que falou errado, mas quando eu vou ao Brasil é um festival de FlorEN, FlorAnce e por ai vai.
Tive que parar a audição do programa pra escrever o email na hora da citação, mas queria dizer que ate aqui ta sinistro hein, Elza e Wilson das Neves e Young Marble Giants (que eu não conhecia) bateram forte.
Grande abraço desde Montreal -Quebec”
Gustavo
.
+
.
Subject: Vasco
“Boa tarde, MauVall! Tudo bem?

Quando o Galo perdeu aquele jogo eu disse pra minha companheira: – Pelo menos o MauVall vai ficar feliz. Sou muito afim de conhecer São Jujuba e tomara que o seu Vascão consiga retomar o caminho das glórias muito em breve.
Um forte abraço,”
Ton