“Amanheceu assim, com uma de suas placas perigando desabar, o monumento art déco em homenagem ao político gaúcho Pinheiro Machado (1851-1915), no meio da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Não está claro ainda se é uma cena da série “Tudo se rouba nesta cidade”, “Tudo desaba nesta cidade” ou “Tudo se vandaliza nesta cidade”.
O monumento é de 1931, assinado pelo escultor Leão Veloso, discípulo de Rodolfo Bernardelli. A figura em bronze de Pinheiro Machado, em tamanho natural, está voltada para a Rua Visconde de Pirajá, assentada sobre uma base de pedra e cimento, com quatro degraus de acesso ao pedestal de onde se elevam colunas de granito e cantaria de cinco metros de altura. Nas laterais do monumento, também em tamanho natural, duas figuras de mulher representam a “Glória” e a “Apoteose”.
A placa que ameaça desabar, com figuras masculinas, faz parte do conjunto e tem outras três semelhantes completando o desenho do monumento. Em 2013 todo o conjunto foi desmontado para as obras do metrô, sendo recolocado no meio da praça em 2016.”
Joaquim Ferreira dos Santos